imagem ilustrando artigo 7 dicas práticas para controlar suas despesas mensais

Para conquistar seus objetivos, é importante evitar gastos excessivos. Com o controle das despesas mensais você pode comprar um lote e construir sua casa própria, por exemplo. Além disso, esse também é o caminho para evitar dívidas e garantir um futuro tranquilo.

A questão é: como controlar as despesas mensais? Existem dicas práticas que ajudam a alcançar esse propósito no seu dia a dia. A seguir, apresentamos as principais. Confira!

1. Anote todos os gastos

Para controlar as despesas mensais, você deve começar anotando tudo o que gasta. Vale desde o cafezinho e da bala após o almoço até a Smart TV nova. Ou seja, pouco importa o valor, é preciso inserir tudo que é adquirido.

Você pode fazer essas anotações no seu celular ou computador, em uma planilha simples ou em um aplicativo financeiro. Se quiser, pode ser até em um caderninho. No entanto, é preciso cuidar para que todos os valores estejam corretos.

Além disso, é preciso classificar os gastos. Em outras palavras, separe-os por categorias, como moradia, transporte, alimentação, lazer, energia elétrica e mais. Coloque uma categoria de investimentos também, para saber quanto você guarda por mês.

Após uma semana, você começará a ter uma ideia de como estão suas despesas mensais. Também saberá o que fazer para controlá-las. Por exemplo, se perceber que os gastos com lazer estão muito altos, busque passeios gratuitos, como parques e praias. 

2. Elimine gastos supérfluos

A partir da verificação de despesas no mês, verifique o que pode ser eliminado. Essa é uma análise bastante individual. Porém, a pergunta principal é: o que é supérfluo para mim?

Para algumas pessoas, pode ser a academia. Para outras, a TV a cabo. Ainda há quem opte por cortar as saídas. Pouco importa o que você vai eliminar. O importante é reduzir os gastos de maneira significativa.

A dica aqui é fazer trocas. Por exemplo, em vez de ir à academia, faça exercícios ao ar livre. No lugar da TV a cabo, assine um ou dois serviços de streaming. Para substituir os jantares em restaurantes com amigos, tente fazer as refeições em casa.

Ao buscar formas de se divertir sem gastar muito, você tem mais chance de manter a disciplina. Além disso, toma gosto por coisas positivas e que ajudam a manter o controle das despesas mensais.

Ainda existe outra dica aqui: use algumas técnicas para manter os gastos dentro do seu orçamento. Uma delas é a regra 50-30-20. Nesse caso, a ideia é deixar: 

  • 50% da renda para os gastos essenciais, como moradia e transporte;
  • 30% para as despesas variáveis, que são aquelas voltadas para seu estilo de vida. É o caso da academia, dos jantares em restaurantes e da compra de roupas;
  • 20% para investimentos. Se tiver dívidas, elas devem entrar nessa categoria. Adiante, vamos falar mais sobre elas.

3. Reduza o consumo de água e luz

Duas contas que podem diminuir bastante seu orçamento são as de água e luz. Elas são essenciais, mas podem ser reduzidas a partir de atitudes simples e sustentáveis. Algumas delas são: 

  • evite deixar lâmpadas e torneiras ligadas ou pingando;
  • feche a torneira quando escovar os dentes;
  • evite abrir a geladeira o tempo todo. Abra uma vez já sabendo o que vai pegar;
  • mantenha a geladeira na temperatura adequada. Se estiver muito calor, deixe no mais frio para evitar que o motor trabalhe de forma excessiva;
  • evite usar aquecedores e chuveiros elétricos sem necessidade;
  • reaproveite a água da máquina para lavar as calçadas, por exemplo;
  • instale uma cisterna e placas solares para reaproveitar os recursos naturais;
  • passe as roupas de uma só vez;
  • evite usar o micro-ondas várias vezes ao dia.

4. Faça um bom planejamento de compras

Compare os preços dos produtos que você deseja comprar para o mês. A falta desse hábito pode levar a um grande problema no orçamento devido às variações de valores entre os estabelecimentos.

Uma dica é se inscrever no número de WhatsApp dos principais supermercados da sua cidade para receber as promoções. Busque verificar quais são as ofertas de cada dia. Por exemplo, a quinta da carne. Normalmente, há valores diferenciados nesses dias. Essa ideia deve ser ampliada para todas as compras

Tenha em mente que isso não significa sempre escolher o mais barato. O foco deve ser o custo-benefício. Ou seja, o melhor preço com a melhor qualidade possível. Portanto, às vezes, é preciso pagar mais caro para ter um retorno maior no longo prazo.

Um exemplo é a compra de um lote. É melhor escolher um que já tenha toda uma infraestrutura do que pagar por outro irregular. 

5. Quite suas dívidas

O próximo passo é quitar todas as suas dívidas. Você pode colocar em prática a regra 50-30-20. Assim, 20% servirá para pagar os débitos em aberto. Se puder oferecer um percentual maior, faça isso. Afinal, quanto mais você adiantar os pagamentos, mais os juros diminuirão.

Assim que terminar as dívidas, comece com os investimentos. Pode ser a compra de um lote ou uma aplicação financeira. Apenas se lembre de que você deve ter uma reserva de emergência e que ela deve corresponder a 6 meses de salário. Isso traz mais segurança em caso de imprevistos.

6. Reaproveite produtos

Aproveite para reutilizar o máximo possível. Isso se chama sustentabilidade. Várias coisas podem ser feitas. Por exemplo, potes pequenos de vidro e canecas trincadas ou parcialmente quebradas podem servir para plantar temperos.

Potes maiores podem ser usados para a organização da sua cozinha e para armazenar alimentos. A comida que sobra pode servir para criar outro prato, o arroz pode virar uma galinhada ou um bolinho, por exemplo. Além disso, cascas de frutas podem servir para fazer chá, compotas e geleias.

7. Reveja as taxas bancárias

Se tem um gasto dispensável, são as taxas bancárias. Pode ser a de manutenção de conta, a anuidade do cartão de crédito e outros encargos.

Busque renegociar para ter a isenção dessas taxas. Se for impossível, procure outro banco, inclusive os digitais. Desse modo, você pode economizar um valor significativo a título de despesas mensais.

Como você pôde perceber, as dicas para entender como controlar as despesas mensais são variadas. Porém, são fáceis de aplicar no seu dia a dia. Por isso, vale a pena fazer essas mudanças.

Aos poucos, você terá a chance de alcançar seus objetivos. Assim, conquistará a vida que sempre sonhou.

Quer ver outras dicas úteis como essas? Siga os perfis da Ávila Urbanismo nas redes sociais. Estamos no YouTube, LinkedIn, Instagram e Facebook.

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo