imagem ilustrando artigo Hábitos saudáveis: um manual prático para seu bem-estar

O isolamento social trouxe uma nova necessidade para os brasileiros: a adoção de hábitos saudáveis. A busca pelo bem-estar é uma crescente. Tanto é que a realização de exercícios físicos aumentou 25,9% entre 2009 e 2019.

Mas os dados positivos ainda foram além. O consumo de hortaliças e frutas cresceu 15,5%. Especificamente no período da pandemia, também houve melhorias na procura por qualidade de vida.

Segundo estudo NutriNet Brasil, implementado pela USP e que tem 10 mil participantes de todo o País, houve elevação do consumo de hortaliças, frutas e feijão desde o começo do isolamento social. O hábito passou de 40,2% para 44,6%.

Se essa rotina permanecerá após a pandemia, é impossível ter certeza. No entanto, se você experimentou esse estilo de vida, é provável que queira implementá-lo para sempre. Afinal, quem é que não quer aumentar seu bem-estar?

Por isso, criamos este artigo com várias dicas fundamentais para você ter uma vida mais tranquila e oferecer melhorias para toda a sua família. Acompanhe!

A importância dos hábitos saudáveis

Adotar hábitos saudáveis para melhorar o seu bem-estar é o intuito de qualquer pessoa — pelo menos, no começo do ano. É normal fazer promessas nesse período. Por sua vez, segui-las é mais difícil.

Muitas vezes, o problema está na falta de foco e disciplina. A implementação de uma rotina nem sempre é fácil, especialmente para quem se deixa levar pelas situações do dia a dia.

Da mesma forma, é preciso ter um objetivo claro. Muitas vezes, a pessoa quer apenas emagrecer. Porém, a perda de peso nem sempre leva à melhoria da qualidade de vida.

Então, o que envolve adotar hábitos saudáveis? Basicamente, é a capacidade de aumentar seu bem-estar em sua totalidade, ou seja, abrangendo corpo, mente e espírito.

Aqui, é importante ter boas práticas para desestressar do ambiente de trabalho, relaxar nos períodos de folga e ainda aumentar a sua própria produtividade. Tudo isso impacta positivamente o seu organismo, que passa a ser mais saudável.

Portanto, fica claro que a construção desses hábitos depende da sua rotina. É uma decisão tomada diariamente para gerar benefícios à sua vida e alcançar o equilíbrio. É assim que você melhora a sua saúde mental, o cansaço e outros fatores da sua vida.

Ainda existem outros benefícios ao adotar essas medidas. Veja quais são os principais.

Melhoria da disposição

Com o costume da prática de hábitos saudáveis, você passa a ter mais tempo livre. Isso acontece porque sua produtividade aumenta. Como resultado, é possível ter novas experiências e disposição para fazer o que é necessário.

Redução das doenças mentais

A mente precisa estar calma para facilitar as tomadas de decisão e melhorar a passagem dos obstáculos que fazem parte do dia a dia. Com o aumento do bem-estar, é normal aumentar sua inteligência emocional e maturidade.

Ao chegar nesse patamar, você se desgasta menos emocionalmente, o que reduz a chance de aparecimento de ansiedade e depressão. Essas doenças podem ser causadas por vários fatores, inclusive pelo estresse e o acúmulo de tarefas.

Ao entender que nada é perfeito e que os problemas surgem pelo caminho, você toma a decisão de cuidar de si antes dos outros. Assim, obtém benefícios.

Regulação do sono

Uma pesquisa realizada pelo Ibope apontou que 65% dos brasileiros têm baixa qualidade do sono. Contudo, esse cenário tende a melhorar com os hábitos saudáveis.

Por um lado, você faz exercícios físicos. De outro, alimenta-se melhor, tem sua rotina organizada e evita se sobrecarregar. Dessa forma, sua mente estará tranquila quando chegar a hora do descanso.

Melhoria do humor

A redução do estresse derivada dos hábitos saudáveis leva à melhoria do humor. Isso acontece porque o seu dia a dia fica mais leve e tranquilo. Com isso, você aproveita mais os momentos de descontração.

Respeito aos seus limites

A adoção de hábitos saudáveis implica autoconhecimento. Você passa a entender o que faz bem e mal para aumentar o seu cuidado pessoal. Com isso, respeita seu corpo e seus limites.

A partir daí, você compreende que nem sempre terá uma alta produtividade, por exemplo — e está tudo bem. Aos poucos, aceita as suas próprias sensações e sentimentos, em vez de sofrer por causa delas.

Aumento da longevidade

O estilo de vida saudável também aumenta o tempo de vida e a qualidade do envelhecimento. Um levantamento de 13 cientistas mostrou que os homens podem viver até 7 anos a mais e as mulheres até 10 anos, se adotarem uma rotina sem cigarros, com alimentação balanceada e exercícios regulares.

Um dos fatores que interfere nessa questão é a redução das doenças evitáveis. Para ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 50% dos cânceres se enquadram nessa configuração. Portanto, é possível ter mais saúde, além de bem-estar.

Como descobrir se um hábito é saudável?

Até agora, você viu que o bem-estar depende de uma rotina equilibrada. A questão é que nem sempre os hábitos são realmente saudáveis. É normal confundir algo que nos traz prazer com algo positivo.

Então, o que seria um hábito saudável? Basicamente, é aquele que traz benefícios em relação a:

  • dieta;
  • prática de exercícios físicos;
  • ausência de uso de substâncias maléficas;
  • saúde mental.

É normal ter problemas para cumprir todos esses pontos — e você deve mudar sua rotina aos poucos. Caso contrário, a cobrança excessiva causará estresse.

Aqui, entra a chamada “Teoria dos 21 Dias”. Ela afirma que o ser humano precisa desse prazo para construir um hábito. Ou seja, se você pretende ler mais, deve tirar um tempo da sua rotina por 21 dias para começar a se acostumar com a nova prática.

Por isso, vale a pena mudar seu estilo de vida aos poucos. As principais práticas que consistem em um hábito saudável são:

  • abandonar o vício do tabagismo;
  • evitar drogas e controlar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • praticar exercícios físicos de intensidade moderada de 3 a 5 vezes por semana;
  • melhorar a alimentação com o consumo de vegetais, frutas, legumes, carnes brancas e cereais;
  • evitar o consumo de ultraprocessados, alimentos hipercalóricos e pobres em nutrientes, como refrigerantes, frituras e doces;
  • dormir de 6 a 8 horas por noite;
  • melhorar o relacionamento com os amigos e a família.

Todos esses hábitos saudáveis são positivos para você, mas também para as pessoas ao seu redor. Essa é uma forma de estreitar os laços familiares e de amizade e ter um nível maior de bem-estar. 

Dicas para construir um hábito saudável para o seu bem-estar

Como já indicado, é importante adotar hábitos saudáveis, mas é preciso criar uma rotina. Para isso, vale a pena mudar um aspecto por vez para não desanimar nem aumentar o estresse.

Além disso, é fundamental entender o que caracteriza construir um hábito saudável. É o que mostraremos a seguir. Confira! 

Pratique esportes físicos

Movimentar-se é necessário. Seja para ir à academia, seja para fazer uma caminhada ao ar livre, o importante é se mexer para ter mais qualidade de vida e aproveitar os hormônios que aumentam o bem-estar, como a endorfina.

Aqui, pouco importa o que você vai fazer. A atividade deve ser aquela que se encaixa na sua preferência e na sua rotina. O que importa é ter frequência.

Segundo a OMS, é preciso realizar atividades físicas leves ou moderadas por 150 minutos semanais ou mais para sair do sedentarismo. Então, que tal começar por aí? Coloque essa meta para criar esse hábito saudável.

Busque o autocuidado

Cuidar de si passa por várias atitudes simples. Comece pela sua postura. Essa é uma forma de evitar lesões e dores, que causam danos à sua saúde.

Além disso, respeite os seus limites. Adotar hábitos saudáveis também passa pelo equilíbrio entre o que você quer e consegue fazer no momento.

Deixe de se cobrar tanto, entenda que tem imperfeições e assuma os seus sentimentos. Muitas vezes, é preciso internalizá-los para entendê-los e passar por eles. Assim, você aumenta a sua maturidade emocional, que interfere muito na sua saúde mental. 

Outra medida de autocuidado é evitar a exposição solar sem proteção. Isso evita o aparecimento do câncer de pele e também o envelhecimento precoce.

Caso queira fortalecer a sua vitamina D, fique no sol por volta das 12h sem proteção por 15 minutos, apenas. No entanto, existe reposição por meio de medicamentos e alimentos, como gema de ovo, salmão, sardinha, fígado, leite e mais. Essa é uma forma de melhorar a sua imunidade, mas antes não se esqueça de consultar seu médico.

Por fim, tenha uma rotina de sono. Cerca de meia hora antes de dormir, deixe o quarto à meia luz, silencioso e sem equipamentos eletrônicos ligados. Aproveite para acordar sempre no mesmo horário. Isso ajuda a ter uma rotina clara e um descanso melhor.

Faça exames médicos periódicos

Pelo menos uma vez ao ano, vá ao médico e faça os exames mais importantes. Entre eles estão o hemograma, HDL, LDL, colesterol total e glicemia.

Para mulheres, é importante ir ao ginecologista para o papanicolau — também conhecido como preventivo. Para homens, vale a pena fazer uma visita ao urologista.

Ao fazer os exames médicos de forma periódica, você prioriza a sua saúde. Se tiver algo errado, descobre o problema logo no início e consegue tratá-lo de maneira adequada.

Cultive bons relacionamentos

Tanto com a sua família quanto com amigos, é necessário ter bons relacionamentos. Crie vínculos com as pessoas do seu trabalho ou, pelo menos, tenha uma boa convivência.

Ao cultivar bons relacionamentos, você passa a ter uma rede de suporte ativa, que ajudará no seu bem-estar. Você sente que tem um propósito e cria mais energia para se sentir bem.

Por isso, reserve um tempo de lazer para ficar com as pessoas que você ama. Tenha em mente que isso não significa perder tempo, bem pelo contrário. É uma maneira de se equilibrar, tirar o estresse do dia a dia e criar boas memórias. 

Organize sua vida pessoal e profissional

Ter hábitos saudáveis requer a organização da sua vida pessoal e profissional. Isso pode ser mais difícil se você trabalhar em casa. No entanto, é necessário.

Algumas medidas que ajudam no processo são:

  • evite a centralização das decisões;
  • priorize atividades para organizar o seu tempo;
  • coloque as finanças em ordem e evite dívidas;
  • evite a bagunça em casa e no escritório, já que as coisas desorganizadas tendem a afetar o comportamento.

Uma boa dica é fazer um planejamento da sua rotina. A ideia é evitar a sobrecarga de atividades, que prejudica a sua mente. Para isso, tenha um calendário com os dias e os horários destinados às atividades.

Ao se organizar dessa forma, você sabe o que precisa fazer no dia. Ainda visualiza o tempo gasto e evita perder tempo com tarefas desnecessárias. Como resultado, tende a aumentar sua produtividade.

Nesse processo, atente-se aos detalhes. Pode ser que você perceba a dificuldade de respeitar o horário de trabalho. Nesse caso, vale a pena investir nessa melhoria.

Tenha uma boa alimentação

Alimentar-se de forma balanceada é um requisito indispensável para quem deseja ter hábitos saudáveis. Afinal, o organismo precisa de energia para cumprir bem as atividades.

O ideal é priorizar os alimentos que fazem bem para a saúde, como proteínas, legumes, hortaliças, grãos e frutas. Também vale a pena consultar um nutricionista para fazer um cardápio específico para você.

Tenha em mente que a mudança não precisa ser radical. O objetivo é melhorar a sua alimentação na maioria dos dias. Corte os maus hábitos alimentares, como os fast foods, as frituras, os doces e os refrigerantes.

Mais do que fazer bem no longo prazo, a boa alimentação ainda influencia a energia ao longo do dia. Por isso, invista em tempo para cozinhar. Você pode até descobrir um novo hobby, além de ser possível fazer boas refeições com rapidez.

Beba bastante água

A regra é ingerir 2 litros de água por dia, mas muita gente não consegue atingir esse patamar. Na verdade, essa é uma média, mas vale a pena segui-la. Isso porque 70% do organismo humano é composto de água.

Manter uma boa hidratação traz vários benefícios à saúde. Entre eles estão:

  • bom funcionamento dos rins e do intestino;
  • prevenção de cãibras;
  • garantia de que todos os nutrientes necessários serão recebidos pelo corpo;
  • controle da pressão sanguínea;
  • proteção ao coração;
  • aumento da resistência física;
  • absorção de vitaminas.

Para facilitar o consumo de água, tenha sempre uma garrafinha à sua disposição. Se ainda assim não surtir efeito, baixe um aplicativo com lembretes para tomar o líquido.

Ah! Saiba que o ideal é beber água mesmo. Você até pode tomar chás, sucos naturais e café. No entanto, ainda precisa tomar o líquido puro.

Tenha um lar

Mais do que uma casa, você precisa criar um lar. A ideia é ter um ambiente tranquilo, no qual você se sente bem. Pouco importa se é luxuoso ou se tem todos os aparelhos que deseja. O importante é ter paz.

Para alcançar esse patamar, é preciso ter uma casa com a sua cara, ou seja, que reflita a sua personalidade. Ainda é interessante contar com um projeto adaptado à sua realidade e que ofereça acesso a toda a infraestrutura necessária, inclusive com lugares próximos para aproveitar a natureza.

Uma dica para ter todos esses requisitos à sua disposição é comprar um terreno em condomínio planejado. Com ele, você constrói a casa que sempre sonhou e ainda tem tudo o que deseja pertinho do seu lar. Tem coisa melhor para desestressar?

Depois de ver todas essas dicas, você já entendeu que construir hábitos saudáveis pode ser um processo longo, mas que vale a pena. Com o tempo, o bem-estar invadirá sua vida e você perceberá que a sua rotina já está totalmente modificada.

E você, também quer mudar e incentivar outras pessoas a melhorarem sua qualidade de vida? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e conte com a ajuda de amigos e familiares para fazer essa transição!

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo