imagem ilustrando artigo Combinação de cores: dicas para não errar ao decorar sua casa

A combinação de cores para casa é um dos pontos essenciais para conseguir uma decoração personalizada, agradável e aconchegante. Elas ajudam a harmonizar o ambiente e podem transmitir diferentes sensações.

Por esse motivo, devem ser escolhidas com cuidados para combinar com os móveis e objetos utilizados, além de cumprir os objetivos desejados pelos moradores.

Para quem não tem familiaridade com o assunto, combinar cores provavelmente não é uma tarefa fácil, mas existem dicas importantes que podem ajudar a garantir uma harmonização incrível no ambiente, trazendo equilíbrio e beleza.

Quer conhecer? Então confira este post para aprender mais sobre psicologia das cores, o significado de cada uma e entender como é possível fazer combinações atrativas ao decorar o imóvel!

O que é psicologia das cores?

A psicologia das cores é um estudo que indica de que forma as cores do ambiente influenciam no humor das pessoas. Ela faz parte da neuroarquitetura, que é uma área da neurociência aplicada à arquitetura que busca entender as respostas do organismo humano às características de cada espaço.

Estudos científicos demonstraram que as cores influenciam a percepção das pessoas sobre os ambientes, podendo gerar diferentes sensações. Assim, ela pode ajudar a:

  • estimular a criatividade;
  • trazer emoções diversas;
  • colaborar com o relaxamento;
  • gerar uma sensação de amplitude do espaço.

Na prática, a psicologia relacionada às cores reconhece o surgimento de 8 emoções primárias, que podem ser estimuladas pelo ambiente e se relacionar com uma cor. São elas:

  • nojo;
  • raiva;
  • medo;
  • alegria;
  • tristeza;
  • surpresa;
  • aceitação;
  • curiosidade.

Na prática, cada uma dessas emoções é representada por uma cor, mas isso não significa que essa cor gerará esse sentimento. Em geral, ela pode trazer sensações relacionadas a eles, que podem ser positivas ou negativas, a depender do objetivo com o espaço.

Qual é o significado das cores?

Para entender melhor a psicologia das cores e utilizá-la na decoração do imóvel, vale a pena entender o significado de cada cor. A lista é ampla, então listamos as principais utilizadas na pintura das paredes. Veja só:

Branco

Cor conhecida por simbolizar a paz, ela costuma trazer sensações de tranquilidade e organização. Uma de suas vantagens é a neutralidade, facilitando a combinação com diversas cores.

Em alguns cômodos, o branco é aplicado para trazer a sensação de amplitude e clarear os espaços.

Vermelho

Essa é a cor conhecida quando se fala em paixão ou em perigo. Isso porque ela tem relação com energia, vitalidade e impulso. Na prática, ela pode ser estimulante, dando mais ânimo para as pessoas que ficam no ambiente com essa cor.

Amarelo

O amarelo está muito ligado ao otimismo, riqueza e felicidade. É bastante comum que ele seja usado em ambientes que buscam estimular a criatividade e a concentração.

A cor pode ajudar a trazer a sensação de calor e iluminar o ambiente. Entretanto, o excesso pode gerar desconforto.

Laranja

O laranja costuma transmitir a sensação de aconchego, alegria, comunicação e confiança. Por isso, ela é considerada estimulante e convidativa, ótima para ambientes em que você deseja ter mais energia, calor e criatividade.

Roxo

O roxo tem relação com a criatividade e sabedoria. Dependendo do tom, pode trazer a sensação de calmaria e tranquilidade. Por esse motivo, ele costuma ser usado em áreas de estudos, trabalho, relaxamento ou meditação, por exemplo.

Azul

O azul costuma trazer a sensação de tranquilidade e confiança. Por isso, ela costuma ser associada aos espaços de descanso, como os quartos. Inclusive, há estudos que indicam que o azul pode beneficiar o sono.

Verde

O verde é conhecido como a cor da esperança, mas tem relação com saúde e bem-estar, principalmente por trazer uma sensação de calma. Isso acontece, principalmente, por ser uma cor bastante presente na natureza.

Rosa

O rosa é uma cor alegre, ligada à amabilidade e cortesia. Ele costuma trazer um acolhimento e pode trazer mais energia para o ambiente.

Marrom

O marrom tem uma grande ligação com a terra e a natureza. Por isso, ele costuma trazer a sensação de conforto e acolhimento. Ele pode ser aplicado em diversos ambientes, principalmente pela maior facilidade de combinação com outros tons.

Preto

O preto costuma ser ligado ao luto, mas na decoração do imóvel costuma trazer a sensação de elegância e poder. Muitas vezes, ele é aplicado para trazer mais sofisticação e uma ideia de maior segurança.

O que considerar para não errar a combinação de cores?

A psicologia das cores ajudará a compreender melhor cada elemento que pode compor a combinação, mas também existem outras dicas que você pode aplicar. Confira!

Use o círculo cromático

A primeira dica, e a mais importante, é usar o círculo cromático. Ele ajuda a entender como as cores podem ser combinadas, criando diversas composições.

O instrumento é dividido em 12 partes, sendo que cada uma é representada por uma cor. Sua formação é a seguinte:

  • três cores primárias: amarelo vermelho e azul;
  • cores secundárias: a mistura entre duas cores primárias;
  • cores terciárias: a mistura entre uma cor primária e outra secundária.

A partir dessas cores, podem ser criadas várias outras, mas a combinação é feita a partir das  cores indicadas nessas 12 combinações. Ela pode ser feita de diversas formas, veja:

Monocromia

Nesse caso, o ambiente utiliza apenas uma cor, nos diferentes tons indicados no círculo cromático. Normalmente é feito combinando com cores neutras.

Cores complementares

A combinação com cores complementares usa duas tonalidades que estão de frente uma para a outra. Por exemplo, amarelo e roxo. Elas criam grandes contrastes que trazem harmonia e podem ser usados por quem gosta de cores vivas.

Cores análogas

Aqui você usará cores que estão lado a lado no círculo, como azul e roxo, ou laranja e amarelo. Ela traz mais unidade ao espaço e reduz o contraste, trazendo opções mais sóbrias.

Cores complementares decompostas

Também conhecida como combinação em tríade, ela pega três cores que formam um triângulo equilátero no círculo cromático. Um exemplo é o uso de azul, vermelho e verde.

Na composição, sempre sem exageros, há contraste e harmonia. A dica para não errar é escolher uma cor como principal e usar as outras de forma complementar.

Porém, ainda existem outras formas de usar o círculo cromático na hora de fazer a combinação de cores para casa. Então, vale a pena pesquisar para entender como isso pode ser feito de forma a manter a harmonia e o equilíbrio na decoração.

Considere o uso do ambiente

O tipo de ambiente e o seu uso devem ser considerados na hora de decorar e escolher as cores. Como você viu, algumas trazem sensação de tranquilidade, como o azul, enquanto outras costumam estimular a criatividade e a comunicação, como o laranja.

Assim, vale a pena considerar se o espaço exige concentração ou se é voltado para o relaxamento, por exemplo, para escolher cores que combinem com esse objetivo.

Abuse dos tons neutros

Os tons neutros podem ser combinados com diversas cores, então ampliam as opções para harmonizar os ambientes e permitem trazer mais sofisticação e senso estético para todos os cômodos. As principais cores neutras são:

  • preto;
  • cinza;
  • branco;
  • tons terrosos, como marrom, bege e creme.

Eles podem ser usados nas paredes, nos objetos decorativos ou nos móveis. Um sofá em tom neutro pode ser complementado com os tons do círculo cromático, utilizando a forma de combinação de cores que você preferir.

Não tenha medo de combinar

Um dos principais motivos para decorações que não agradam de verdade é o medo de trabalhar diferentes elementos. Muitas vezes, as combinações de cores diferentes ou que não sigam os padrões conhecidos trazem preocupações e insegurança.

Porém, como vimos, o círculo cromático é uma ótima ferramenta para ajudar a ousar nas combinações, garantindo a harmonização de cores no ambiente. O segredo é ter moderação, sem excessos e, sempre que usar três ou mais cores, escolher uma principal e usar as demais em menor quantidade para trazer equilíbrio.

Viu só? Fazer a combinação de cores para casa pode parecer complicado, mas com as ferramentas certas e alguns cuidados é possível criar uma decoração harmoniosa e inovadora, com diferentes tons. Assim, você deixará os ambientes personalizados e incríveis.

Se você quer acompanhar mais posts como esse, assine a nossa newsletter e receba atualizações!

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo