imagem ilustrando artigo Como unir a área interna e externa para um espaço de lazer contínuo?

Durante o isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19, muitas pessoas sentiram a necessidade de espaços de lazer aconchegantes e funcionais. Entretanto, como obter esse resultado morando em imóveis com as metragens reduzidas? O segredo é investir na integração de ambientes, unindo a área interna e externa de uma propriedade.

Eficiente e capaz de oferecer uma série de benefícios, essa estratégia é excelente para proporcionar uma sensação de continuidade no espaço, além de expandi-lo visualmente, criando uma atmosfera muito mais convidativa.

Dito isto, entenda mais sobre a tendência e, quem sabe, levá-la para o seu projeto de interiores. Para se atualizar, continue acompanhando este conteúdo exclusivo e descubra como integrar a sua área interna e externa. Vamos lá?

A harmonia entre uma área interna e externa

Não é por menos que a integração de ambientes ganha notoriedade entre profissionais da área e também moradores. Tal opção é, na maioria das vezes, o ponto de partida para a criação de espaços completos, prontos para unir lazer, bem-estar e conforto em um só lugar.

Ao investir na integração, é possível garantir uma sensação de unidade e continuidade no local, uma vez que a parte de dentro e de fora de um imóvel acabam se unindo naturalmente.

Também vale destacar que, quando bem executada, essa estratégia pode transformar até um cômodo simples, como a sala de estar, em uma das áreas mais bonitas e interessantes da propriedade.

Unindo a área interna e externa: o que considerar

Apesar de parecer algo fácil, a união da área interna e externa é uma tarefa que requer atenção aos detalhes. Nesse processo, é preciso considerar alguns aspectos-chave, que farão toda a diferença no resultado do projeto. Confira quais são eles.

Utilize elementos de ligação

Portas de correr, janelas amplas e painéis pivotantes são alguns dos elementos de ligação essenciais em uma integração de ambientes. Com eles, é possível criar uma transição muito mais suave entre os cômodos, garantindo funcionalidade e, em alguns casos, privacidade. 

Para isso, invista em serviços de marcenaria e deixe o seu ambiente personalizado e alinhado com a decoração.

Pense em um fluxo de circulação inteligente

Muito além de beleza estética, um espaço bem projetado deve ser prático e seguro para os indivíduos — especialmente na hora de integrar a área interna e externa. Assim, garanta que os caminhos de circulação sejam intuitivos, sem obstáculos para dificultar ou bloquear o movimento. 

Aqui, também é interessante considerar a disposição dos móveis, promovendo uma organização eficaz e adaptada ao cotidiano dos moradores.

Aproveite a luz natural

Um dos focos da integração de ambientes é construir espaços fluídos, economizar metragens, melhorar a ventilação e, inclusive, promover a iluminação natural. Neste último caso, a luz do sol atua como uma ponte visual, conectando os ambientes de modo orgânico.

Já para maximizar esse recurso, a dica é considerar algumas estratégias. Entre elas, as aberturas posicionadas, o uso de claraboias e a instalação de paredes envidraçadas. Além de colaborar com uma estética mais agradável, o cuidado proporciona vistas para o exterior, valorizando o imóvel.

Planeje a integração da decoração

Ter uma atenção redobrada com a decoração é algo que não pode ser ignorado quando se trata de ambientes integrados. O motivo? Com o apoio de elementos decorativos, será possível intensificar a continuidade visual entre a área interna e externa e, assim, tornar o seu projeto ainda mais completo.

Nesse sentido, na hora de escolher as paletas de cores e os materiais, prefira os itens que conversem entre si, independentemente do seu estilo. Considere ainda a escolha dos móveis, tecidos e demais acabamentos que consigam se adequar aos dois espaços.

Entretanto, fique atento: a ideia, não é fazer com que o revestimento da sala de estar seja o mesmo da varanda. Mas sim, que eles “façam sentido” quando estiverem em conjunto, dando continuidade ao ambiente.

Busque a interação com a natureza

Por último, e não menos importante, vale dizer que os elementos naturais são fundamentais para tornar um lar mais convidativo. Dessa maneira, você pode não somente investir em aberturas que destaquem a vista para o jardim, mas especialmente, levar um toque extra de “verde” para o espaço interno.

Esse efeito pode ser obtido com a ajuda de vasos de plantas ou com a instalação de uma parede viva, conhecida como jardim vertical. Autêntico e revitalizante, esse tipo de detalhe ajuda a tornar o local mais fresco e com um clima acolhedor. Vale experimentar!

E então, com essas informações especiais você conseguiu aprender como integrar a área interna e externa? Caso queira continuar acompanhando outros conteúdos como este, aproveite para assinar a nossa Newsletter e receber as novidades em primeira mão. Até lá!

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo