imagem ilustrando artigo Smart home: o que é e como deixar sua casa inteligente

O avanço tecnológico é uma realidade em diversos setores, como na engenharia e na arquitetura. A Smart Home é um ótimo exemplo, já que são casas com diferentes dispositivos conectados à internet, visando gerar praticidade aos moradores.

Diversas funcionalidades podem ser ativadas por meio dessa tecnologia, como controle da iluminação, acionamento de eletrodomésticos, abertura e fechamento de portas. Assim, o que era futuro apresentado nos filmes, já faz parte da rotina de muitas pessoas.

Neste conteúdo, você entenderá o que é Smart Home, os benefícios dessa tecnologia, os principais dispositivos e como deixar a sua casa inteligente. Acompanhe!

O conceito de Smart Home

A sua definição simples é uma casa que utiliza de tecnologia para a realização das mais diferentes tarefas. Dessa forma, os moradores conquistam praticidade e comodidade por gerenciarem serviços a distância.

Utilizando um celular ou tablet, você consegue controlar essas tarefas de qualquer lugar, basta ter uma conexão com a internet. Além disso, é possível pré-agendar as funções que desejar para um determinado momento, como ligar o ar-condicionado para quando estiver próximo de chegar em casa.

Os benefícios da Smart Home

Confira algumas das vantagens oferecidas pela Smart Home.

Economia de energia

Ao contrário do que muitas pessoas possam imaginar, uma casa inteligente ajuda na economia de energia. Com a possibilidade de acessar as funcionalidades de qualquer lugar, você pode, por exemplo, desligar os equipamentos e a luz do imóvel no momento que quiser.

Maior segurança

Sem dúvida é a maior vantagem oferecida pela Smart Home. Afinal, você controla as funcionalidades da casa e pode resolver um problema simples, mas que poderia se tornar sério, de qualquer lugar facilmente.

Outro ponto que vale destacar é o monitoramento de equipamentos de segurança, como câmeras e dispositivos que transmitem vídeos em tempo real. Alguns ainda permitem a comunicação, ou seja, você pode ouvir e ser ouvido.

Comodidade no dia a dia

Após as configurações necessárias, você consegue ajustar todos os equipamentos que quiser para funcionarem automaticamente conforme as orientações formatadas. Portanto, caso lembre que não apagou a luz da cozinha, por exemplo, basta acionar o dispositivo pelo celular ou tablet para realizar a função.

Conforto

Outro benefício da Smart Home é o conforto que a automação de tarefas oferece. Afinal, você terá o controle de diversas funcionalidades com apenas um clique. No momento que estiver assistindo a um filme, por exemplo, basta apertar um botão para fechar a cortina e reduzir a entrada do sol no ambiente.

Principais tecnologias e dispositivos usados na Smart Home

É possível encontrar diversas tecnologias que podem ser implementadas para a automatização de diversas funcionalidades em casa. Algumas delas são:

  • assistente de voz — uma das soluções mais conhecidas atualmente, já que muitas pessoas possuem acesso a ela, como Alexa, Siri e Google Assistent;
  • termostatos inteligentes — eles são responsáveis para controlar a temperatura do ambiente, além de muitos modelos oferecerem conexão via Wi-Fi para controlar o sistema de refrigeração e aquecimento à distância;
  • iluminação automatizada — ao implementar a Smart Home, você pode ativar a luz remotamente, além de regular a iluminação;
  • sistemas de segurança conectados — a proteção da casa é um dos objetivos de quem investe em tecnologia, logo, as câmeras inteligentes funcionam como um porteiro virtual e fechaduras eletrônicas;
  • eletrodomésticos inteligentes — são peças fundamentais para gerar comodidade e praticidade aos moradores com a Smart Home. Eles conseguem realizar funções que antes eram feitas manualmente e por meio de celular e tablet.

Saiba como deixar a sua casa inteligente

Veja algumas dicas para tornar a sua casa inteligente!

Defina o ecossistema

Ao decidir pela Smart Home, você deve escolher um ecossistema para conectar todos os dispositivos, tais como Alexa, Google Nest e Apple HomeKit. O primeiro é o mais conhecido e desenvolvido pela Amazon. O segundo é conduzido pelo Google Assistente e o último traz a Siri, que gradualmente ganha espaço nas casas.

Rede Wi-Fi robusta

Outro ponto essencial é um sinal de Wi-Fi de qualidade, afinal, a Smart Home funciona por meio de tecnologia que depende de acesso à internet. O ideal é manter toda a rede alimentada por roteadores, assim, reduz o risco de falha na distribuição pelos ambientes.

Segurança

Itens que não podem faltar em uma casa inteligente são aqueles voltados para a segurança. As câmeras e as fechaduras eletrônicas são os dispositivos mais comuns nos imóveis. O primeiro citado oferece modelos que permitem o morador falar e ouvir as pessoas de qualquer lugar do mundo. Além disso, é possível confirmar a distância se as portas estão trancadas.

Personalização

Por meio dos eletrônicos escolhidos para compor a Smart Home, é preciso personalizar as funcionalidades conforme as suas necessidades. Os robôs aspiradores, por exemplo, limpam as áreas selecionadas por você. Portanto, não basta adquirir os melhores produtos, mas saber como utilizá-los.

Gostou do conteúdo? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros artigos com dicas para a sua casa e muito mais.

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo