imagem ilustrando artigo Metas financeiras: o que são e como fazer as suas

As metas financeiras são fundamentais para todos que possuem objetivos a serem alcançados e dependem de dinheiro na realização deles. Isso inclui, por exemplo, o pagamento das contas mensais em dia.

Portanto, as metas funcionam como uma espécie de direcionamento para o uso do dinheiro. Ou seja, ajudam a ter um controle melhor dos gastos e a definir os passos necessários para a conquista de objetivos.

Mesmo entendendo todos os benefícios que esse tipo de gerenciamento financeiro traz, muitas pessoas ainda enfrentam desafios, principalmente porque não sabem por onde começar e como cumprir todas as metas definidas.

Você quer determinar objetivos financeiros, mas está com dificuldades para iniciar? Acompanhe o conteúdo completo e veja como preparar as suas metas.

O que são metas financeiras?

É bem provável que você já tenha, em algum momento, definido algumas metas financeiras. Por exemplo: quando se organizou para quitar dívidas em um determinado período ou fez o planejamento para uma viagem. Mesmo que não tenha saído perfeito, o objetivo foi alcançado.

Portanto, essas metas são objetivos definidos que envolvem dinheiro e possuem prazos estabelecidos. Logo, é preciso atenção para serem realistas, ou seja, possíveis de serem realizadas dentro daquele período determinado.

Quando as metas são definidas, você passa a ter mais clareza sobre o destino do seu dinheiro. Com isso, consegue destinar, sem problemas, recursos para a realização dos seus objetivos.

Morar sozinho é um exemplo de objetivo, já algumas metas financeiras podem ser:

  • reduzir as despesas;
  • criar um reserva de emergência;
  • levantar os gastos com a mudança;
  • entender quais serão os custos com móveis e utensílios;
  • pesquisa por aluguel e condomínio que estejam no orçamento;
  • somatória das despesas mensais ao morar sozinho.

Dessa forma, as metas funcionam como uma espécie de direcionamento para que você conquiste aquele objetivo financeiro.

Qual a importância das metas financeiras?

Lidar com dinheiro não é uma tarefa fácil, afinal, a desorganização financeira tem consequências sérias, como o endividamento e a falta de liberdade para realizar sonhos. Por isso, definir metas é tão importante, pois elas levam a uma clareza sobre os seus rendimentos.

Diferente do que muitas pessoas pensam, ter objetivos financeiros definidos não significa apenas a realização de sonhos voltados para lazer ou para algo que não seja considerado essencial.

As metas podem ser direcionadas para a compra de uma casa, o pagamento de um bom plano de saúde, a criação da reserva de emergência, a aplicação em ativos, o investimento na educação e muito mais. Portanto, você começa a tirar grandes projetos do papel que podem mudar a sua vida.

Vale ressaltar que definir as metas é o primeiro passo na direção do objetivo final, mas é essencial a construção de um plano de ação para que elas sejam colocadas em prática.

O que é uma meta SMART?

A meta SMART auxilia você no planejamento das etapas do seu objetivo, pois detalha muito bem os itens considerados fundamentais.

Cada uma das letras é estratégica e significa uma fase essencial da sua meta para que ela seja considerada realista e alcançável. Confira os detalhes abaixo!

  • S – específica;
  • M – mensurável;
  • A – atingível;
  • R – relevante;
  • T – temporal.

S – específica

As metas financeiras precisam ser claras, ou seja, mais específicas possíveis. Logo, você precisa detalhar quais são as etapas necessárias.

Utilizando o exemplo citado acima, morar sozinho é um objetivo amplo, mas quando detalhamos todas as etapas necessárias para que ele seja cumprido, você já o torna mais específico.

M – mensurável

Para que você tenha certeza que as suas metas estão caminhando dentro do esperado, elas precisam ser mensuráveis. Assim, acompanhará o quanto falta, o total já economizado e se em algum mês o valor reservado foi abaixo do esperado, por exemplo.

A – atingível

Outro ponto essencial na hora de definir todas as suas metas é que elas sejam atingíveis. Portanto, se quer morar sozinho até maio de 2024, por exemplo, determine o valor que reservará todo mês até a realização desse objetivo. Entretanto, você deve estabelecer uma quantia realista ou não alcançará nada.

R – relevante

Para manter a disciplina e cumprir cada uma das etapas até alcançar os seus objetivos financeiros, eles precisam ser relevantes. Ou seja, fazer sentido para sua vida. Caso contrário, será bem difícil realizar cada uma delas.

Além disso, você precisa entender a importância do objetivo, mesmo que não seja muito atraente no início, como começar uma reserva de emergência, mas é essencial pensar nos benefícios que ela trará para a sua vida.

T – temporal

Todas as suas metas financeiras precisam de prazos a serem cumpridos, mas não esqueça que devem ser realistas. Outro ponto é que o período de cada uma pode variar conforme o seu nível de complexidade. Portanto, avalie bem os seus objetivos financeiros, quando deseja conquistá-lo, todas as etapas e quando será possível.

Como definir as metas financeiras?

Agora que entendeu melhor sobre as metas financeiras, chegou o momento de entender como defini-las. Acompanhe o passo a passo para construir as suas.

Organização do orçamento

As metas que deseja conquistar envolvem dinheiro, logo, é fundamental que o financeiro esteja bem organizado. Quando isso não ocorre, dificilmente o objetivo é alcançado. Afinal, não tem como fazer planos sem entender a sua realidade.

Com isso, o primeiro passo é colocar no papel todas as suas contas, dívidas e renda. Dessa forma, você saberá exatamente o quanto do orçamento já está comprometido e o valor que pode dedicar a cada um dos seus objetivos.

Defina os seus objetivos finais

Ter claro todos os objetivos financeiros que deseja alcançar é o que fará você conquistá-los. Afinal, cortar alguns gastos será essencial no processo. Portanto, para manter a disciplina na realização de cada etapa, o melhor é visualizar o ganho final.

Limpar o nome, comprar o primeiro imóvel, comprar um carro, fazer uma viagem, casar, fazer uma festa, abrir um negócio e estudar fora do país são alguns exemplos de objetivos. Todos dependem de um financeiro bem organizado para serem realizados. Agora, estabeleça os seus e defina o quanto são importantes para você.

Tenha uma reserva de emergência

A reserva de emergência pode ser vista de duas formas, a primeira como um objetivo final e a segunda como uma das metas financeiras a serem cumpridas. Ela é essencial para cobrir algum imprevisto que venha acontecer no meio do caminho.

Na compra de um carro, por exemplo, você pode incluí-la como uma das metas para caso ocorra algum problema com o automóvel. Outra forma é torná-la o seu objetivo final, como o primeiro investimento que realiza. Portanto, as duas formas são ótimas opções para você inserir a reserva de emergência como prioridade no seu financeiro.

Defina um cronograma

Detalhar todas as metas é essencial, mas é preciso colocá-las em um cronograma. Ou seja, com os prazos a serem cumpridos. Assim que cada uma das etapas é definida, é o momento de entender como e quando elas serão realizadas.

Vale ressaltar que, caso o objetivo tenha uma data a qual não pode ser alterada, todas as suas metas financeiras precisam ser definidas pensando nisso. As suas férias ocorrem em janeiro, logo, todos os seus planos precisam ser adequados a esse prazo, por exemplo.

Como definir uma estratégia para alcançar as metas

Curto, médio e longo prazo são algumas das estratégias que você deve dividir os seus objetivos financeiros, mas tudo dependerá do prazo destinado a cada um deles. Confira todos os detalhes!

Curto prazo

As metas de curto prazo são aquelas direcionadas para os objetivos que devem ser cumpridos em até um ano. Alguns exemplos são:

  • Tirar a habilitação categoria B. Pagar o duda dentro de dois meses e, logo em seguida, começar as aulas teóricas.
  • Comprar um celular da marca X e modelo Y até março de 2024. Para isso, é necessário começar a investir R$500,00 por mês.

Médio prazo

As metas financeiras de médio prazo são para objetivos com limite de conclusão de um a cinco anos. Alguns exemplos são:

  • Viajar para alguns países da Europa em outubro de 2026. Para isso, é preciso poupar X valor por mês. Além disso, criar uma reserva de emergência direcionada caso ocorra algum imprevisto.
  • Comprar um carro até dezembro de 2027. Para isso, o investimento mensal deve ser de X valor. Outra meta é tirar a carteira de habilitação em um ano e meio.

Longo prazo

As metas financeiras que podem levar mais de cinco anos para a sua conclusão entram no longo prazo. Alguns exemplos são:

  • Comprar uma casa até 2030 que seja até o preço X. Começar a investir Y valor todos os meses.
  • Guardar dinheiro para a faculdade dos filhos. O valor X será investido todo mês, assim, será possível o pagamento total dos estudos.

Como cumprir as metas?

Determinação, foco e disciplina são as palavras que devem acompanhar você durante todo o processo para cumprir os seus objetivos. Portanto, antes de considerar gastar um valor que impactará nas suas metas, é fundamental analisar a importância do seu objetivo e as consequências em não realizá-lo.

Coloque todos os envolvidos a parte da meta

Quando a sua decisão pode atingir outras pessoas, é essencial avisar sobre os objetivos financeiros e como eles são importantes para você. Dessa forma, todos estarão alinhados com as suas metas e com tudo que escolheu abrir mão durante o período.

Além disso, caso o seu objetivo envolva outras pessoas, é fundamental conversar com todos e deixar definido as responsabilidades de cada um e as consequências caso não cumpram o que foi determinado.

Acompanhe o cronograma definido

Não é fácil manter a motivação para cumprir cada uma das metas definidas, mas uma forma de continuar com a disciplina diariamente é acompanhar frequentemente o cronograma criado por você. Assim, entenderá exatamente o que falta para alcançar o seu objetivo.

Outro ponto importante de consultar sempre o cronograma é para saber se precisa mudar a rota em algum momento e como isso impactará no resultado. Portanto, acompanhar permite que mantenha tudo na ordem correta.

Revise as metas frequentemente

As metas financeiras mudarão no meio do caminho. Sim, seria incrível que isso não acontecesse, mas é assim que funciona. Os imprevistos podem ocorrer e mudar um pouco os seus planos, entretanto, os objetivos se manterão.

Para que você entenda o que precisa mudar no meio do caminho, é fundamental que sempre revise as metas traçadas. Veja qual a melhor forma para não impactar tanto no resultado.

Os imprevistos surgiram? Mude a rota, mas não desista, mesmo que você perceba que o objetivo definido não será cumprido no prazo estimado. Agora, vale ressaltar que essas mudanças devem ser apenas quando algo fora do controle ocorre. Portanto, se pergunte se é, de fato, essencial antes de alterar os seus objetivos financeiros.

Quais são os objetivos financeiros mais comuns?

Muitas pessoas não sabem como traçar algumas metas que envolvam dinheiro. Portanto, separamos as mais comuns para você se inspirar. Confira!

Reserva de emergência

A sua importância é comprovada quando ela se torna um dos principais objetivos financeiros entre as pessoas. Ela consiste em guardar um valor que some de três a 12 meses do seu custo de vida. Assim, caso ocorra algum imprevisto, como desemprego, você tem aquela quantia para cobrir os seus gastos durante um determinado período.

Renda extra

Buscar por novas fontes de renda tem se tornado comum entre os brasileiros. Por isso, traçá-las pode ser, sim, um objetivo financeiro. Dessa forma, você aumenta o seu saldo na conta bancária no final do mês.

Além disso, ela pode ser uma meta para um grande objetivo, como fazer uma viagem, por exemplo. Assim, a renda extra se torna uma forma de aumentar os ganhos para chegar ao resultado ainda mais rápido.

Investir mensalmente

Manter a constância nos investimentos é um desafio. Afinal, ele não é valorizado como deveria e aquele valor acaba sendo direcionado para outra coisa. Por isso, colocá-lo como objetivo é a melhor forma de manter a frequência mensalmente.

Uma ideia é começar com a reserva de emergência, assim, você se acostuma e o investimento mensal fica muito mais fácil. Entretanto, não esqueça que ela é direcionada para imprevistos, logo, não rende tanto ao comparado com outros modelos de aplicação.

Portanto, o ideal é que, assim que possível, desvincule o investimento da reserva de emergência. Dessa forma, ele se torna um dos seus objetivos a ser cumprido todos os meses.

A renda extra pode ser uma grande aliada e se tornar uma das suas metas financeiras para cumprir esse objetivo mensalmente. Você pode, por exemplo, colocar que até a data X deve ter investido um determinado valor. Assim, detalhe a quantia que será poupada todo mês para alcançar esse resultado.

Você já sabe como fazer as suas metas financeiras, agora, acompanhe outros conteúdos com dicas incríveis no blog da Ávila Urbanismo.

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo