imagem ilustrando artigo <strong>Decoração colonial: o que é e como aplicar esse estilo na sua casa</strong>

Você já se perguntou o que torna a decoração colonial tão atemporal? Originária do período colonial, essa tendência combina elementos rústicos com detalhes sofisticados, criando ambientes acolhedores e charmosos.

Muitas pessoas que decoram as suas casas buscam inspiração em estilos históricos. A sua capacidade de trazer calor e história para os espaços, transformando-os em verdadeiros refúgios, elevam esse tipo de decoração ao topo dos mais procurados.

Neste conteúdo, você entenderá o que é estilo colonial, as suas principais características e como implementar esse tipo de decoração na sua casa. Acompanhe!

O que é decoração colonial?

Trazer o colonial na decoração é misturar elementos rústicos e clássicos. Móveis robustos de madeira, cores terrosas e objetos antigos são algumas peças-chave. Vale lembrar que o estilo não é apenas sobre o visual antigo, mas também é criar um ambiente acolhedor.

A decoração colonial também abre espaço para a combinação com elementos modernos, uma poltrona de design atual ao lado de um baú antigo, por exemplo. A mistura traz um charme único para os ambientes, mostrando que esse estilo pode ser versátil e se adaptar aos gostos mais variados.

Quais são as características do estilo colonial?

Agora, confira algumas características do estilo colonial.

Móveis

Os móveis predominantes nesse tipo de decoração são antigos e rústicos. Com todos os seus acabamentos e detalhes, eles deixam o ambiente mais elegante. As cristaleiras e as penteadeiras são alguns exemplos.

Muitos mobiliários nesse estilo são encontrados em antiquários e, geralmente, produzidos em madeira maciça. Além disso, os estofados das poltronas e dos sofás são confeccionados em couro, além de tecidos floridos claros. Já a grande aposta dos puxadores é o metal, como o cobre.

Cores

As cores predominantes na decoração colonial são as neutras, principalmente nas paredes, teto, cortinas, almofadas, entre outros objetos. O branco e o bege combinam muito bem com as tonalidades de terracota, verde e marrom.

Não esqueça que o objetivo é remeter a um espaço rústico, mas sem perder o aconchego. Por isso, frescor e elementos naturais são as ideias por trás das combinações de cores.

Iluminação

No estilo colonial, a iluminação é uma característica marcante. Os ambientes precisam de luz e claridade. Portanto, vale a pena investir em janelas amplas e itens como luminárias. Além disso, as cores claras também ajudam na luminosidade dos espaços.

Tipos de materiais

A madeira é inquestionável no estilo colonial. Entretanto, os materiais nobres também são ótimos para compor a decoração, como renda, cerâmica e porcelana. Além disso, a palha traçada remete ao lado rústico e combina com outros itens dos ambientes.

Como decorar a casa com o estilo colonial?

Descubra como deixar a sua casa com o estilo colonial. Confira!

Saiba as medidas do cômodo

Para começar, você deve saber qual espaço tem disponível para implementar a decoração. Com uma trena como aliada, faça a medição das paredes. Não esqueça do pé-direito, a posição das janelas e das portas. Dessa forma, consegue escolher os móveis sem arriscar perder espaço ou serem grandes demais.

Faça esboços

Antes de colocar em prática o estilo colonial, vale a pena fazer alguns esboços e entender se está dentro do que se espera. Com isso, você terá uma representação visual de como ficarão os espaços. Desenhos e aplicativos são ótimas opções de ferramentas.

Pesquise por referências do estilo colonial

Não esqueça de pesquisar sobre referências de decoração e entenda quais você consegue aplicar na sua casa. O Pinterest, por exemplo, é uma ferramenta perfeita para encontrar inspirações. Com isso, será mais fácil seguir a linha correta do estilo.

Defina um orçamento

Defina o quanto gastará para incluir uma decoração colonial. Para começar, pesquise nas lojas de interesse e anote os preços dos móveis, acessórios e outros objetos. No fim, faça uma comparação de valores e estabeleça o quanto investirá. Deixe o seu orçamento redondinho para evitar problemas financeiros.

Aplicando todas essas dicas, você consegue deixar a sua casa dentro do estilo colonial. Portanto, não esqueça de pesquisar bem cada uma das características, procurar por inspirações, comparar preços e colocar a mão na massa. O colonial é o seu estilo de decoração? Você pode ficar por dentro de outras dicas para a sua casa seguindo a Ávila nas redes sociais. Acesse por meio dos seguintes links: Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo