imagem ilustrando artigo Decoração com plantas: 5 segredos para levar vida aos ambientes

Você já pensou em investir em uma decoração com plantas? Elas trazem diversos benefícios, pois purificam e umidificam o ar — inclusive, a NASA recomenda algumas espécies específicas, como o crisântemo, a hera, a samambaia e a aranha. 

Além disso, elas ajudam a criar um ambiente mais relaxante e colaboram com a concentração, então podem ser usadas nos diversos cômodos da casa. Por fim, com a variedade de espécies, é possível criar decorações incríveis.

Quer algumas dicas para apostar nesse estilo e aproveitar os benefícios que as plantas proporcionam? Continue a leitura e confira 5 dicas sobre o assunto!

1. Considere o tipo de ambiente

O primeiro passo na decoração com plantas é considerar o tipo de ambiente. Nesse momento, o objetivo é decidir o tipo de plantas — verdes, com flores, com frutos, de folhas longas ou curtas, suculentas, entre outras. 

Aqui, também vale considerar o espaço em que você pretende colocá-las para definir o tamanho. 

Em salas é bastante comum ter alguma planta grande, com um vaso que fique no chão. Já banheiros e cozinhas costumam apostar nas opções menores, com pequenos vasos que podem ficar em espaços nos armários e prateleiras. A partir disso, fica mais fácil pesquisar as opções disponíveis para escolher quais serão utilizadas na decoração.

2. Conheça as plantas indicadas para cada local

As plantas têm necessidades diferentes em relação à exposição solar. Algumas precisam de bastante sol, enquanto outras se desenvolvem melhor a meia-sombra ou sem muita luz natural. 

Portanto, na decoração é preciso entender quais são indicadas para cada tipo de ambiente (interno ou externo, com muita ou pouca exposição solar etc.).

A palmeira-ráfia, bastante utilizada para vasos grandes, é tradicional em apartamentos. Porém, ela precisa ser cultivada à meia-sombra para crescer de maneira saudável. 

Já a palmeira areca, que tem folhas mais longas, precisa de exposição solar direta para o melhor crescimento. As begônias, que são flores usadas em vários tipos de decoração, não precisam de muita luminosidade.

Foram apenas três exemplos, mas deu para mostrar como cada planta tem suas próprias necessidades, certo? Portanto, pesquise as opções desejadas para ter certeza de que elas são adequadas para o ambiente escolhido. 

Pensar apenas no tamanho e na aparência pode levar a escolhas erradas, com plantas que não terão um bom desenvolvimento. 

3. Encontre os recipientes certos

As plantas sozinhas conseguem dar mais destaque e vida para os ambientes, mas que tal investir ainda mais na decoração? A escolha dos vasos e recipientes certos ajudará na criação de composições incríveis.

Para isso, procure sempre materiais adequados, considerando também a saída de água. Depois, pense em como ele pode combinar com o estilo de decoração de cada cômodo.

A vantagem é que é possível encontrar diferentes modelos e materiais, desde os mais simples aos mais trabalhados, e com uma grande variedade de cores. Isso trará ainda mais destaque para as plantas utilizadas. 

4. Aproveite espaços verticais

Um dos limitadores quando se pensa em fazer uma decoração com plantas é a falta de espaço disponível. Para o chão seriam necessários vasos muito grandes e nem sempre as superfícies como mesas, estantes e prateleiras têm extensão suficiente disponível, não é?

Se isso for um problema, aproveite para criar jardins verticais. Com prateleiras, nichos e ganchos é possível aproveitar as paredes para incluir plantas na decoração. Outra possibilidade é deixá-las suspensas, usando suportes específicos. 

5. Saiba como cuidar das plantas

Não basta saber a indicação sobre o lugar de cada planta, como necessidade de exposição solar, sombra ou meia sombra. 

Você também deve se informar sobre os cuidados específicos com cada uma, especialmente em relação à frequência de irrigação e quantidade de água.

Algumas precisam de cuidados frequentes, enquanto outras se dão bem sem tantas intervenções. No entanto, saber o que fazer em casa nesta situação é essencial para que elas cresçam saudáveis e bonitas, mantendo a beleza do ambiente. 

Nesse caso, a dica é esclarecer todas as dúvidas com a empresa que fez a venda dos vasos ou o profissional responsável. Assim, você garante que adotará todas as medidas para manter a decoração com plantas sempre bonitas e com um crescimento saudável. 

Gostou dessas dicas? Então que tal acompanhar as atualizações do blog? Assine a nossa newsletter e fique por dentro dos conteúdos mais recentes!

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo