imagem ilustrando artigo Móveis planejados ou modulados: qual a melhor opção?

Ao mobiliar a casa, é comum pesquisar as diferentes opções para garantir beleza e funcionalidade aos espaços. Aqui, uma dúvida comum trata da escolha entre móveis planejados ou modulados. 

Ambos apresentam benefícios, mas é preciso entender o que diferencia as alternativas para tomar a melhor decisão ao decorar seu imóvel. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para explicar o que são e as diferenças entre os dois tipos de mobília. 

Vamos lá? Continue a leitura para descobrir qual é a melhor opção para a sua casa!

O que são móveis planejados?

Os móveis planejados são aqueles construídos especificamente para seu imóvel e suas necessidades. Assim, o responsável pelo projeto tira todas as medidas e apresenta ideias do que pode ser feito. Todos os detalhes são personalizados para decorar a casa, considerando design, materiais, acabamentos, etc.

Isso permite aproveitar melhor os espaços do ambiente e criar opções mais funcionais. Ainda, não há limite em relação às medidas, facilitando a criação de uma mobília que ocupe os cômodos da melhor maneira. 

Porém, como tudo é feito pensando em um imóvel ou determinado ambiente, normalmente eles não se adaptam a outros locais em caso de mudança.

O que são móveis modulados?

Os móveis modulados também apresentam vantagens quando se trata de otimização de espaço e possibilidades de adequação aos locais. 

Nesse caso, eles são fabricados com medidas específicas e diversos módulos, permitindo que o consumidor compre peças variadas para compor um móvel mais personalizado.

A opção é bastante comum em cozinhas, guarda-roupas e sofás, já que permitem criar ambientes de variados tamanhos e características. 

Como é possível modificar os encaixes e a composição, eles são bastante versáteis e podem trazer mais facilidade diante de uma mudança residencial

Quais são as principais diferenças?

Para facilitar a compreensão sobre as diferenças entre móveis planejados ou modulados, listamos as principais características para ilustrar o que muda entre eles. Confira!

Personalização

As duas opções permitem personalização, mas nos móveis planejados esse conceito está mais presente, já que tudo pode ser escolhido pelo cliente, como cores, materiais e medidas. 

Nos modulados, mesmo que seja possível fazer composições diferentes, conforme o desejo do consumidor, existem as limitações do design e dos detalhes escolhidos pelo fabricante. 

Preço

Os móveis modulados são produzidos em série, enquanto os planejados são feitos de maneira individual, conforme o gosto do cliente. Com isso, a maior personalização faz com que a segunda opção tenha custos mais elevados. 

Uso do espaço

Os móveis planejados são desenvolvidos a partir das medidas do seu imóvel, então é possível utilizar cada centímetro do cômodo e otimizar o uso da mobília. Nos modulados, ainda que seja possível escolher módulos que aproveitem melhor o espaço, há limitações. 

Pode ser que eles não se encaixem tão perfeitamente para ocupar todo o ambiente pretendido. 

Deslocamento

Existem diversas situações que podem exigir modificações no layout da mobília, como mudanças de casa ou, até mesmo, alterações na disposição do cômodo. Aqui, os móveis planejados trazem bastante limitação, impedindo muitas alterações.

Nesse aspecto, os modulados são mais versáteis, já que eles trazem flexibilidade. Se ficar pequeno no novo espaço, é possível comprar peças adicionais. Se ficar grande, a retirada de uma parte pode ser suficiente e não trará tantos prejuízos. 

Vale mais escolher móveis planejados ou modulados?

As duas opções são vantajosas e costumam valer a pena quando comparadas aos móveis comuns. Porém, a escolha sobre a melhor opção depende dos seus objetivos e do orçamento disponível. 

Se existem limitações em relação aos custos, trata-se de um imóvel alugado ou existem grandes possibilidades de mudança no futuro, os modulados podem ser uma alternativa mais adequada, já que possibilitam economia e permitem que os móveis sejam usados em outros espaços com maior facilidade.

Contudo, quando a ideia é mobiliar um imóvel com foco no longo prazo, os móveis planejados podem ser mais atrativos. Mesmo em caso de venda da propriedade ou locação, a mobília ajudará na valorização, trazendo retorno aos proprietários. 

Agora que você já sabe o que muda entre móveis planejados e modulados, avalie os prós e os contras de cada alternativa para entender qual se encaixa melhor às suas necessidades.
Gostou dessas dicas? Se você quer acompanhar outros conteúdos sobre imóveis e decoração, siga as nossas redes sociais e fique por dentro de todas novidades! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo