imagem ilustrando artigo Desmembramento de lote: saiba como funciona

Quem tem uma área muito grande disponível pode fazer o desmembramento de lote. Esse é um processo válido, mas que exige cuidado com os trâmites municipais e regras do bairro. Isso porque também pode baixar o padrão do local e reduzir o valor das propriedades.

Ainda assim, é uma das etapas de um loteamento a considerar. Afinal, é feita pela empresa responsável e também pode ser realizada por você, em alguns casos.

Então, o que é essa prática, para que serve e como funciona? Neste post, vamos explicar esses e outros detalhes. Saiba mais!

O que é desmembramento de lote?

O desmembramento de lote é a divisão de uma área grande em dois ou mais locais menores para construção. Esse é um processo válido para criar edificações, desde que a legislação e as regras vigentes para o bairro sejam observadas. Ou seja, é necessário seguir a lei de zoneamento municipal e os parâmetros urbanísticos.

Ainda que não seja exigido uma quantidade específica de novos lotes, há uma frente mínima para a rua e áreas solicitadas pelas prefeituras. Por isso, podem existir restrições maiores ou menores, dependendo da lei de zoneamento. De toda forma, é uma prática que pode ser aplicada em diferentes tipos de loteamento.

Para que serve o desmembramento de lote?

O desmembramento de lote permite dividir uma mesma área em duas ou mais partes, oferecendo um espaço livre para abrigar uma quantidade mais ampla de edificações. Contudo, é preciso haver o aproveitamento do sistema viário. Ou seja, é proibido abrir novas ruas ou vias, a fim de que um novo loteamento não seja formado.

Apesar dessa prática ser muito utilizada por loteadoras, quem tem um lote tem o direito ao desmembramento garantido pela Lei 6.766/1979. Porém, regras são aplicáveis, como definido pela legislação.

Assim, se você tem uma área grande e deseja construir duas casas, pode fazer o desmembramento para vender um dos lotes. Para isso, basta realizar os procedimentos e providenciar os documentos necessários.

De toda forma, existem várias situações em que se pode recorrer a essa prática. Veja quais são as principais:

  • terreno de grande extensão;
  • herança, para distribuir o espaço de forma proporcional aos herdeiros;
  • casa, já que, quando é muito grande, pode ser dividida para os herdeiros terem espaços privativos, por exemplo.

Quando é possível desmembrar o lote?

É possível desmembrar o lote quando existe um acesso a vias já implementadas. A área precisa integrar o sistema viário e ter uma infraestrutura mínima para os moradores. Ainda é preciso verificar na prefeitura o tamanho do lote mínimo exigido e outros possíveis critérios.

Caso não exista infraestrutura, é obrigatório iniciar obras de urbanização, sendo que não importa a diferença entre lote e terreno. Nesse caso, é preciso consultar a Secretaria Municipal de Urbanismo para conferir as condições.

Como é feito o desmembramento de lote?

O desmembramento de lote é feito com a solicitação de parcelamento do solo com os seguintes documentos:

  • certidão de matrícula do imóvel atualizada;
  • requerimento assinado pelo proprietário da área;
  • levantamento topográfico do imóvel que será desmembrado;
  • certidão negativa de tributos municipais;
  • comprovação de pagamento da taxa cobrada no cartório;
  • apresentação dos documentos no Cartório de Registro de Imóvel.

Após a entrega desses documentos, é preciso aguardar a emissão da certidão com a descrição de todas as caraterísticas dos terrenos desmembrados. Isso é feito pela prefeitura, mas pode ser feita a prova com o Registro de Imóveis.

Assim, você tem o memorial descritivo. Nele, estão descritas as informações do terreno, como:

  • descrição detalhada;
  • medição total;
  • divisão.

Assim, é possível obter o alvará para entregar ao Cartório de Registro de Imóveis e conseguir o registro legal da nova propriedade.

Quais as vantagens de desmembrar o lote?

As vantagens de desmembrar o lote são:

  • possibilidade de vender ou alugar lotes, terrenos e imóveis;
  • garantia de moradia para os filhos, já que é possível beneficiar os herdeiros;
  • redução no valor do IPTU devido à divisão da área;
  • possibilidade de abrir um negócio e ter uma renda extra;
  • facilidade de ter uma casa de fundos.

De toda forma, é importante ressaltar que alguns loteamentos impedem o desmembramento de lote. Isso porque uma das desvantagens da prática é a diminuição do padrão do bairro. Por isso, sempre é válido conferir as regras de construção e ter certeza do que pode ser feito.

Qual a diferença entre desmembramento e loteamento?

A diferença entre desmembramento e loteamento é a abertura de novas vias. Quando o parcelamento de uma área prever novas ruas de acesso, enquadra-se no segundo conceito. Se apenas utilizar o sistema viário existente, é o primeiro caso.

Além dessa diferença, a tendência também é de que o desmembramento implique uma área menor. Sem contar que o loteamento subdivide a região em lotes suficientes para criar um novo bairro.

Assim, o desmembramento de lote costuma ser usado por pessoas físicas, enquanto as jurídicas tendem a usar o loteamento.

Então, gostou de conhecer mais sobre esse assunto? Aproveite para saber mais sobre o mercado imobiliário conhecendo o blog da Ávila Urbanismo. Assim, você se informa e se atualiza.

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo