imagem ilustrando artigo Consórcio de terreno: por que ele pode ser uma ótima opção?

Você quer construir uma casa? Adquirir um lote é uma ótima opção para quem quer deixar o imóvel do seu jeito, além de ser uma alternativa mais econômica. Ainda assim, esse processo pode ser desafiador — daí surge o consórcio de terreno.

Essa é uma modalidade em que você paga prestações que cabem no seu bolso e passa por sorteios mensais. Ao receber a contemplação, faz a compra como se fosse à vista, o que traz mais poder de barganha.

A partir disso, pode colocar em prática todas as etapas de uma obra para ter a casa dos seus sonhos. Gostou dessa ideia? Então, saiba mais sobre o consórcio e como funciona a modalidade específica para terrenos. Leia e entenda!

O que é consórcio?

O consórcio é uma modalidade de compra de bens planejada e compartilhada. Ou seja, pessoas físicas ou jurídicas se reúnem em grupos com o objetivo de fazer a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. Para isso, aplicam alguma quantia mensal, que é inserida em um fundo comum.

O sistema de consórcio é regulamentado pela Lei 11.795/2008. Ele é administrado por administradoras, fiscalizadas pelo Banco Central. Por isso, é indicado verificar se a empresa está autorizada por essa instituição governamental.

Para entender melhor o consórcio de terrenos ou de qualquer outro bem, é preciso conhecer alguns conceitos. Veja quais são eles.

Grupo de consórcio

O grupo de consórcio é o elemento que reúne as pessoas físicas e jurídicas. Ele visa à aquisição de um bem por meio do pagamento de prestações previamente definidas. Dessa forma, é formado um fundo comum.

A pessoa que deseja adquirir um consórcio de terreno pode pegar um grupo novo, em formação, ou que já está em andamento. A diferença é que o primeiro está captando interessados, enquanto o segundo tem suas assembleias gerais ordinárias acontecendo.

Vale destacar que você pode entrar em um grupo constituído apenas de duas maneiras:

  • cota vaga, por não ter sido vendida;
  • transferência, com autorização da administradora.

Lance

Todo consórcio exige pagamentos mensais de um bem que você ainda não adquiriu. Em contrapartida, são realizados sorteios para a contemplação de um consorciado. Quem deseja adiantar esse processo pode oferecer um lance.

Essa é uma espécie de antecipação de prestações. De modo geral, o consorciado oferece alguma quantia e a maior ganha. Porém, existem 3 tipos de lance:

  • fixo: a administradora determina uma quantia específica a ser paga. Quem desejar, participa de um sorteio à parte e o vencedor repassa o valor prometido;
  • livre: é como um leilão, em que os cotistas oferecem o montante que quiserem. O mais alto ganha;
  • embutido: é uma opção de pagamento, em que você compromete parte do valor da sua carta de crédito para pagar o lance. Assim, ao receber a contemplação, você recebe menos do que estava acordado devido a esse adiantamento.

Ou seja, o lance pode ser feito com capital próprio ou nessa modalidade embutida. No caso dos consórcios de terrenos, também é possível usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Contemplação

Todo consorciado que é sorteado ou ganha um lance recebe a sua contemplação. Isso significa que ele receberá a carta de crédito e poderá fazer a sua compra como na modalidade à vista. Ou seja, é nesse momento que o financiamento de terreno é excluído da operação.

Afinal, você definitivamente escolhe um lote adequado às suas necessidades e com a metragem necessária. Assim, pode providenciar os documentos necessários à obra de construção civil, porque o pagamento é realizado pela administradora do consórcio.

Ou seja, a partir do momento que recebe a contemplação, é entregue um documento (carta de crédito) que autoriza a compra do bem dentro das condições contratuais. O repasse do valor ao vendedor é feito pela administradora via fundo comum formado ao longo do tempo.

Caso você tenha pago todas as parcelas do consórcio, fica sem dívidas. Se tiver prestações em aberto, elas continuam sendo pagas da mesma forma que antes.

Sorteio

O sorteio é a forma de contemplação tradicional do consórcio de terreno ou de qualquer outra modalidade. Ele deve ser realizado, pelo menos, uma vez ao mês em uma assembleia geral ordinária, previamente comunicada aos consorciados.

Assim, qualquer pessoa pode participar para garantir que o processo é feito de forma transparente. De todo modo, o sorteio apenas define a ordem de recebimento, já que todos os participantes terão essa possibilidade em algum momento.

O valor usado para a compra do bem da pessoa contemplada vem do fundo comum. Isso é o que assegura a realização do sorteio mensal.

Carta de crédito

A carta de crédito é o documento entregue ao consorciado assim que ele é contemplado. Ela permitirá a compra do bem desejado a qualquer momento. Dessa forma, você pode fazer a aquisição assim que recebê-la ou deixar para utilizá-la em outro momento. O prazo máximo é a última assembleia geral do grupo.

As regras a serem seguidas estão definidas nas cláusulas do contrato de adesão ao consórcio. De toda forma, elas trazem certa flexibilidade. Por exemplo:

  • é possível adquirir um terreno em diferentes lugares, independentemente de qual a diferença entre loteamento e condomínio;
  • o valor do terreno pode ser superior ao da carta de crédito. Nesse caso, você paga o restante à vista ou por meio de financiamento.

Para saber o que é permitido, você deve ler o contrato assinado. Assim que escolher a área que deseja adquirir, avise a administradora do consórcio e todas as etapas burocráticas serão realizadas, inclusive o repasse do valor para o vendedor.

Taxa de administração

É a remuneração da administradora para manter o grupo de consórcio em funcionamento. A alíquota incidente muda a cada caso, sendo calculada sobre o valor total do bem. O resultado é dividido pelo prazo para que seja diluído ao longo das prestações.

Fundo de reserva

É um valor depositado para ser usado em casos adversos, como:

  • pagamento do prêmio de seguro, se houver inadimplência dos consorciados já contemplados;
  • cobertura em uma situação de insuficiência de recursos no fundo comum;
  • pagamento de custas de medidas judiciais ou extrajudiciais;
  • quitação de despesas bancárias;
  • contemplação por sorteio, desde que não comprometa a utilização em outros casos.

Quais as diferenças entre financiamento e consórcio?

As diferenças entre financiamento e consórcio são variadas e abrangem desde o modo de funcionamento até o prazo de pagamento. De modo geral, o parcelamento de um terreno na primeira modalidade dura até 420 meses (35 anos). Já na segunda, costuma ser de até 180 meses (15 anos). Por isso, as parcelas podem ser mais elevadas.

Por isso, é essencial saber como economizar dinheiro antes de optar por qualquer uma das modalidades. Afinal, ambas têm vantagens e desvantagens.

No caso do financiamento de terreno, há aplicação de taxa de juros e a possibilidade de já começar a construir o seu primeiro imóvel.

Por sua vez, você não recebe o bem logo no começo no consórcio por precisar esperar a contemplação. Por isso, vale a pena considerar a sua necessidade de uso do imóvel pronto. Assim, você sabe o que fazer quando comprar um lote.

Quais são os principais tipos de consórcio?

Os principais tipos de consórcio são:

Imóvel

O consórcio imobiliário é voltado para a compra de casas e apartamentos prontos, terrenos e imóveis comerciais. Também serve para arcar com os custos de reforma e construção. Nessa modalidade, é possível usar o FGTS.

Essa é uma das modalidades de consórcio mais negociadas. Somente em março de 2023, foram feitas 166,15 mil novas vendas nesse segmento, sendo a 3ª principal. O dado é da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (Abac).

Veículos

Foca a compra de carros, caminhões, ônibus e motos. O automóvel pode ser novo ou usado e ser de qualquer marca. Essa costuma ser a categoria mais comercializada. Em março de 2023, a Abac indicou que foram vendidas 393,75 mil cotas em veículos leves, 324,93 mil em motos e 70,9 mil em veículos pesados.

Serviços

Serve para realizar atividades de diferentes naturezas. Por exemplo, realizar uma operação ou tratamento estético, uma viagem ou um casamento. Normalmente, o pagamento vai até 40 meses. Em março de 2023, foram comercializadas 12,28 mil cotas.

Para quem o consórcio é indicado?

O consórcio é indicado para qualquer pessoa com mais de 18 anos. Quem tem entre 16 e 18 anos também pode adquirir uma cota, caso tenha emancipação ou outra pessoa como responsável. Além disso, recomenda-se optar por essa modalidade quem não tem pressa em usufruir do bem.

Por isso, é necessário pensar bem e considerar algumas questões, como:

  • finalidade do dinheiro;
  • prazo;
  • riscos envolvidos.

Tenha em mente que o consórcio de terrenos costuma ter um prazo mais longo. Portanto, há uma grande chance da contemplação demorar, exceto se você der um bom lance.

Ao mesmo tempo, o consórcio é ideal para quem tem pouca disciplina financeira. Como ele funciona da mesma forma que uma dívida, você se obriga a realizar os pagamentos mensais. Porém, terá um bem ao final.

Como funciona o consórcio?

O consórcio funciona como uma compra compartilhada. Assim, os consorciados pagam as parcelas e formam o fundo comum. Na contemplação, esse dinheiro é usado para a compra do bem. Já o total de vagas disponíveis no grupo, o valor do objeto e o prazo de pagamento são acordados com a administradora.

Todas as prestações têm o mesmo valor, mas elas podem sofrer atualização. Isso ocorre uma vez ao ano conforme determinado indexador. No consórcio de terreno, costuma ser o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

Como funciona o consórcio para terrenos?

O consórcio para terrenos funciona da mesma forma que os outros tipos existentes. Assim, você entra em um grupo escolhendo o valor da área que deseja adquirir. Então, paga as parcelas de acordo com o prazo estabelecido em contrato e participa de sorteios. Também tem a chance de dar lances. Assim que receber a contemplação, terá acesso à sua carta de crédito.

A partir da obtenção desse documento, pode negociar com o dono do terreno e até conseguir um desconto. O pagamento à vista oferece maior poder de barganha. A administradora repassará todas as informações e o dinheiro ao vendedor.

Quais são as vantagens dos consórcios para terrenos?

As vantagens dos consórcios para terrenos são:

Não tem juros

Essa transação é isenta de juros, o que pode tornar o consórcio mais barato do que um financiamento. Nesse caso, há a incidência de taxa de administração, diluída ao longo dos meses. Ainda pode existir seguro e fundo de reserva. No entanto, esses valores não são obrigatórios. Por isso, verifique com a administradora.

Promove o planejamento financeiro

Em vez de contar somente com a sua força de vontade e seu planejamento financeiro anual, o consórcio permite que você pague uma espécie de conta e receba algo ao final. Ao longo do tempo, você pode se programar para construir a sua casa própria, independentemente da diferença entre lote e terreno. Assim, você adquire o que precisa e consegue executar a obra com os valores economizados com o passar dos meses.

Favorece a negociação com valor à vista

Como você recebe a carta de crédito e ela representa uma espécie de ordem de pagamento, a negociação é feita à vista. Isso dá mais poder de barganha, o que permite conseguir algum desconto, por exemplo.

É uma opção de investimento

Por oferecer um bem ao final, o consórcio de terrenos é como um investimento. Você paga as parcelas mensais já pensando que, no futuro, terá a sua casa própria. Além disso, o imóvel servirá para deixar o aluguel de lado ou ter uma renda passiva colocando o imóvel para locação.

Reduz a burocracia

Diferente de um financiamento, o consórcio de terrenos é pouco burocrático. Enquanto o banco solicita um grande número de documentos, a administradora exige apenas os básicos. Além disso, a análise do pedido é realizada com mais rapidez.

Pode usar o FGTS

Você pode usar o FGTS para dar um lance ou quitar parte do valor do terreno consorciado, caso ele tenha um preço mais alto do que o esperado. Portanto, esse é mais um benefício, já que o valor pode servir para evitar dívidas e/ou iniciar a construção do imóvel.

Não precisa de entrada

No financiamento imobiliário, é preciso dar uma entrada. No consórcio de terreno, isso não é exigido. Você começa a pagar sem dar nenhum valor e, se quiser, pode participar de um lance logo no primeiro mês.

Os loteamentos da Ávila Urbanismo

A Ávila Urbanismo tem mais de 25 anos de experiência em loteamentos abertos e fechados. Atua nas seguintes cidades do interior de São Paulo: Bariri, Botucatu, Duartina, Lucianópolis, Pardinho, Piratininga e Taquarituba. Os empreendimentos finalizados, em lançamento ou em obras são:

  • Ávila Piratininga: fica a somente 10 minutos da Praça Portugal, com lotes de 402 m²;
  • Ávila Piratininga 2: tem lotes de 400 m²;
  • Jardim Talismã: tem lotes entre 160 e 200 m² com infraestrutura completa. Fica em Lucianópolis;
  • São João: tem uma infraestrutura completa, com lotes a partir de 210 m², em Pardinho;
  • São João 2: oferece lotes de 200 m², em Pardinho;
  • San Mateo Duartina: os lotes são de 200 e 250 m², com 10 m de frente;
  • San Mateo Piratininga: oferece 103 terrenos a partir de 200 m²;
  • Residencial Carolina: tem lotes de 250 a 400 m², em Taquarituba;
  • Jardim das Américas: contém lotes padrão de 300 m², com 12 m de frente, em Bariri;
  • Villas Paraíso: oferece lotes de 300 m², com 12 m de frente. Fica em Botucatu;
  • Morada do Sol: tem lotes entre 400 e 700 m², em Piratininga;
  • Solar Primavera: tem terrenos de 400 a 750 m² com ampla infraestrutura. Fica em Piratininga;
  • Residencial São Francisco: com lotes de 220 m², fica ao lado do centro de Piratininga;
  • Vale Florido: fica a apenas 10 minutos do centro de Bauru e tem lotes de 600 m² em Piratininga;
  • Vale Florido II: foca o lazer e a segurança em lotes de 455 m². Fica em Piratininga;
  • Jardim Itália: é um loteamento aberto com área de preservação ambiental ao redor. Os lotes variam de 250 a 500 m², em Botucatu;
  • Jardim Santo Antônio: tem lotes a partir de 200 m² em um loteamento planejamento em Piratininga;
  • Colinas do Paraíso: é um loteamento fechado de alto padrão, com lotes a partir de 300 m², em Botucatu;
  • Residencial Primavera: tem lotes de 600 m² em um local cheio de natureza e áreas de preservação. Está localizado em Piratininga;
  • Altos do Paraíso: tem lotes a partir de 250 m² em um loteamento com infraestrutura completa situado em Botucatu.

Com toda essa variedade de opções e toda a transparência dos serviços, você já pode escolher onde quer morar. Para o pagamento, tem a chance de fazer um consórcio de terreno para evitar gastos exorbitantes. Assim, basta se programar e pagar as prestações para adquirir o seu lote à vista.

E você, gostou de saber mais sobre o consórcio de terrenos e as opções que você tem? Veja mais dicas úteis assinando a newsletter da Ávila Urbanismo.

Compartilhe

Comentários

      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo