imagem ilustrando artigo Como economizar dinheiro para conquistar o sonho da casa própria?

Por mais que seja recomendado para todo mundo, saber como economizar dinheiro não é um hábito momentâneo. Ainda assim, a prática é fundamental para ter tranquilidade financeira, segurança e qualidade de vida.

Quando você deseja deixar o aluguel de lado e construir uma casa própria, poupar é ainda mais importante. A questão é: qual é o segredo para economizar? A resposta está no planejamento e na organização.

É fundamental diminuir suas despesas mensais e ter disciplina para evitar os gastos supérfluos. Ainda existem outras medidas relevantes nesse cenário.

Por isso, criamos este post com várias dicas para você economizar dinheiro, mesmo que ganhe pouco. Então, que tal conferir e começar a preparar suas finanças? Continue lendo e saiba mais!

Qual é a importância da mudança de hábitos para economizar dinheiro?

Quando você vai para um shopping e vê algo de que gostou, você compra de imediato, ou pensa duas vezes? Se você respondeu a primeira opção, está na hora de rever seus hábitos. Somente assim será possível saber como economizar dinheiro.

Essa ação envolve uma verdadeira mudança de estilo de vida — e ela deve passar pela educação financeira. A prática é indispensável para quem quer economizar dinheiro. Esse termo se refere a:

  • organização das finanças;
  • planejamento dos pagamentos;
  • capacidade de pensar no futuro;
  • conhecimento do quanto entra e sai da sua conta.

O problema é que se torna impossível alcançar esse patamar do dia para a noite. Se você não tem o hábito de poupar, precisa fazer desse conhecimento um processo e um aprendizado.

Uma boa forma é começar com o planejamento financeiro anual ou mensal. Dessa forma, fica mais fácil ter seus objetivos em mente e evitar gastos supérfluos, que ocorrem devido ao estilo de vida atual.

Além disso, outras práticas podem ser aplicadas. Todas elas levam a um relacionamento mais saudável com as finanças. Com isso, você consegue formar um patrimônio, ter a sua casa dos sonhos e ainda evitar o endividamento.

Como economizar dinheiro? Veja 12 dicas

Agora que você entendeu por que é necessário economizar dinheiro, está na hora de ver como começar a fazer isso. Afinal, o seu objetivo é alcançar a estabilidade financeira, certo?

Para atingir esse patamar, é preciso executar várias etapas que levam a um planejamento financeiro pessoal. Assim, você sabe quanto ganha e pode gastar todos os meses.

Então, que tal conferir o passo a passo para poupar? Confira como economizar dinheiro com as dicas a seguir.

1. Conheça sua realidade financeira

A primeira etapa é saber em detalhes qual é a sua situação atual. Isso requer uma análise aprofundada, que considera vários aspectos. Por exemplo:

  • se existem dívidas;
  • quanto você ganha;
  • quais são suas necessidades financeiras;
  • qual é a sua média de gastos mensais;
  • quais objetivos financeiros deseja conseguir — nesse caso, é a construção da casa própria.

Todas essas variáveis permitirão entender se você está no vermelho ou no azul. Além disso, será possível saber mais sobre as suas condições mensais, a fim de traçar as metas certas.

2. Faça um controle financeiro

No critério de conhecer a sua realidade financeira, também é necessário fazer um bom controle dos gastos. Para isso, utilize uma planilha ou aplicativo específico para essa finalidade.

O objetivo é registrar tudo o que entra ou sai da sua conta. Por exemplo:

  • salário;
  • alguma renda extra;
  • pagamento de dívidas;
  • gastos com supermercado, aluguel e internet;
  • despesas com restaurantes, cafezinhos e mais.

O objetivo de fazer esse controle financeiro é entender qual é o seu padrão de consumo. Isso permitirá identificar se você está gastando mais do que ganha, ou se precisa realizar algum ajuste.

3. Divida suas despesas entre fixas e variáveis

Todos os gastos devem ser devidamente classificados. Para isso, crie diferentes categorias, como supermercado, transporte, moradia e mais. Além disso, é importante fazer a divisão das despesas entre fixas e variáveis.

A diferença entre elas é que as despesas fixas são aquelas que não sofrem alteração, como:

  • aluguel;
  • academia;
  • aula de idiomas;
  • plano de internet.

Por sua vez, as despesas variáveis são aquelas que variam mensalmente. Por isso, exigem uma atenção maior, já que você nunca sabe quanto terá que pagar. Esse é o caso de água, alimentação, energia elétrica e mais.

O ideal é manter as despesas fixas o mais baixo possível. Assim, você tem uma margem maior no orçamento para arcar com os gastos variáveis. Dessa forma, você garante que manterá suas finanças sempre equilibradas.

4. Analise seus gastos

Com todo o mapeamento das finanças realizado, analise seus gastos. Veja qual categoria é aquela que exige um cuidado maior. Por exemplo, você pode descobrir que está tendo despesas elevadas com comida em restaurantes ou por delivery.

Nesse caso, vale a pena começar a comprar os itens e fazer em casa. Além disso, você pode estabelecer uma meta de gastos para cada categoria. Assim, é possível saber quanto gastar para almoçar ou jantar fora.

Isso gera um consumo consciente e que não impacta negativamente as suas finanças. Ao mesmo tempo, você continua tendo os hábitos de que gosta e que fazem bem à sua rotina.

5. Elimine gastos desnecessários

Na mesma pegada do consumo consciente, vale a pena rever os gastos e eliminar aqueles desnecessários. Ainda existem outros que podem ser reduzidos.

Aqui, não existe uma fórmula mágica. Tudo depende do que você prioriza. De toda forma, algumas possibilidades são:

  • delivery;
  • academia;
  • TV a cabo;
  • streamings;
  • compra de roupas e sapatos.

Nessa análise, o importante é entender que você deverá priorizar e trocar algumas coisas. Por exemplo, a academia pode ser substituída por exercícios ao ar livre. O delivery por comida feita em casa e a TV a cabo pelos streamings que você mais utiliza.

6. Crie metas para seus projetos para se motivar a economizar

Construir a sua casa própria é um projeto realista. No entanto, existem outras metas que contribuem para o alcance desse objetivo maior. Por exemplo, você deve saber como quitar dívidas, construir uma reserva para imprevistos e comprar um dos tipos de terreno disponíveis.

O propósito de criar metas é se autodisciplinar. Fica mais fácil saber como economizar dinheiro se você souber em que irá gastá-lo. Assim, você também já pode destinar uma quantia específica para o alcance dos seus objetivos e pagar a si mesmo primeiro.

O que isso significa? A ideia é destinar um dinheiro para esses objetivos assim que a sua renda é depositada na sua conta. Esse já é um passo um pouco mais avançado, mas as próximas etapas ajudarão a chegar a esse nível.

7. Crie uma reserva financeira

A reserva de emergência é uma quantia destinada para imprevistos. O objetivo é ter esse dinheiro disponível para necessidades. Porém, somente utilizá-lo quando for indispensável.

Existem várias formas de calcular a reserva de emergência. De modo geral, é preciso ter o equivalente a 6 meses de salário. Portanto, se a sua renda é de R$ 3 mil por mês, você deve ter R$ 18 mil, em média.

Caso você seja um funcionário público, pode pensar em ter um pouco menos. Nesse caso, é possível ter em torno de 3 meses de renda. Por sua vez, se trabalhar de forma autônoma, vale a pena considerar um período maior, de aproximadamente 9 meses.

Independente da situação, o dinheiro precisa estar disponível a qualquer momento. Por isso, vale a pena investir na renda fixa. O ideal é alocar seu dinheiro no Tesouro Selic, que permite resgatar qualquer quantia a todo momento sem chance de perdas. Além disso, essa é uma opção de investimento para iniciantes.

8. Pague suas contas em dia

Sempre quite todos os valores em dia. Pagar contas após o vencimento significa ter que arcar com multas e mora, além de taxas de juros devido ao atraso.

Essa medida também é importante para manter o seu score de crédito em alta. Dessa forma, você tem mais chance de conseguir um financiamento de terreno ou para a construção. Sem contar que as condições dessa operação também tendem a ser mais atrativas.

9. Aprenda a dizer “não” para economizar dinheiro

Muita gente acaba gastando mais do que deve por ter dificuldades em dizer “não”. Mudar esse hábito é imprescindível para aplicar as dicas sobre como economizar dinheiro. Afinal, você coloca o seu desejo em primeiro lugar e deixa de lado as despesas prejudiciais ao seu orçamento familiar.

Você ainda deve perceber que, muitas vezes, nem precisa dizer “não” de forma tão taxativa. Se alguém convida para um jantar em um restaurante, que tal indicar que não pode, mas está disponível para uma janta feita em casa? Essa é uma boa forma de engajar seus amigos e familiares nessa jornada financeira.

10. Invista seu dinheiro

Outra atitude fundamental para economizar dinheiro é colocar o seu investimento em primeiro lugar. Essa é uma forma de priorizar o seu sonho da casa própria. Ainda assim, muita gente deixa o mês passar para só depois saber se vai investir e de quanto será a aplicação.

Novamente, é a ideia de “se pagar primeiro”. Isso é importante, porque você precisa mudar a forma como lida com as finanças. Se não fizer isso, ficará mais difícil guardar dinheiro e investir. Inclusive, porque muitos imprevistos surgem ao longo do mês.

Então, pense em uma quantia para investir todos os meses. A partir disso, repasse esse valor sempre que o seu dinheiro chegar na conta. Assim, você já terá gasto e saberá que terá uma quantia menor para o resto do mês.

11. Converse com sua família sobre economizar

Para aplicar as ideias de como juntar dinheiro para comprar um imóvel, é fundamental contar com o apoio de toda a família. É inviável apenas uma pessoa se esforçar e disciplinar. É preciso que todos tenham o mesmo propósito.

Por isso, converse com a família e relate a situação. Até as crianças devem participar dessa discussão. No entanto, vale a pena adaptar o debate para que elas entendam. Dessa forma, elas aprendem que precisam ter menos agora para terem um benefício maior depois, que é a casa.

12. Economize em energia, água, gás e compras no supermercado

Esses 4 tipos de gastos fazem parte da renda variável. Por isso, é importante cuidar para que eles não extrapolem a média — e causem um rombo no seu orçamento.

Portanto, faça um consumo consciente e evite desperdícios. Aqui, algumas dicas que ajudam a economizar são:

  • lave o carro com balde, em vez de mangueira;
  • use a capacidade máxima da máquina de lavar;
  • compre somente o que estiver na lista preparada;
  • apague as luzes dos cômodos que não estão sendo usados;
  • passe as roupas necessárias e de uma só vez, evitando ligar o ferro a todo momento;
  • reaproveite a água da chuva e da máquina de lavar, por exemplo, para lavar calçadas, dar a descarga;
  • desligue a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo outras coisas que não necessitam de água;
  • tome banhos rápidos e deixe o chuveiro no frio durante o verão. Isso é fundamental para a economia de energia;
  • utilize um sistema de controle da quantidade de água na descarga. Assim, você usa uma quantidade menor quando possível;
  • evite ir ao supermercado quando estiver com fome. Isso faz você comprar produtos desnecessários, como iogurtes, congelados e salgadinhos.

Como economizar dinheiro ganhando pouco?

Agora, você já sabe como economizar dinheiro. A questão é: como fazer isso com um salário baixo? Ainda é possível alcançar esse objetivo. No entanto, é preciso de uma disciplina a mais.

Nesse caso, vale a pena colocar algumas dicas em prática. Confira as principais!

Priorize seus gastos fixos

Os gastos fixos são essenciais. Por isso, comece priorizando-os, caso você queira economizar ganhando pouco. A partir disso, você consegue mapear e diminuir as outras despesas, deixando espaço para investir.

Compre à vista

Evite fazer parcelamentos e opte por pagar tudo à vista, se possível. Isso ajuda a ter mais poder de barganha — assim, é possível conseguir um bom desconto. Além do mais, contribui para a noção de disciplina, já que você terá que juntar todo o dinheiro para a compra.

Evite fazer compras desnecessárias

Apenas adquira o que já está planejado no seu orçamento. Isso vale tanto para os produtos de valor alto quanto para os de preço baixo. Assim, você consegue economizar dinheiro e evitar prejuízos no longo prazo.

Para evitar o impulso, pense sobre a compra antes de efetivá-la. Ou seja, questione-se sobre:

  • vale a pena comprá-lo;
  • ele é útil ou necessário;
  • por que você quer o produto.

Isso ajudará a tomar decisões mais conscientes e alinhadas ao seu objetivo de comprar um terreno e construir a sua casa.

Pesquise antes de comprar para economizar ao máximo

Antes de adquirir um produto, veja o preço em vários lugares do mesmo produto e de outros semelhantes. É importante sempre conferir a qualidade. Ou seja, focar o custo-benefício, em vez de observar somente o valor a ser pago.

Fuja da tentação

Antes de comprar algo, pense duas vezes. Evite comprar por impulso e só faça a aquisição se realmente precisar. Uma boa ideia é se programar para juntar o dinheiro. Você também pode descadastrar as notificações de lojas online para manter a disciplina. De toda forma, sempre se lembre do seu objetivo maior: construir a sua casa!

Evite usar o cartão de crédito

Por mais que o cartão de crédito seja um recurso interessante em alguns casos, é necessário evitá-lo nas compras diárias. Isso porque você pode se perder nas contas e acabar ficando com uma fatura muito alta — que vai comprometer o seu orçamento ou deixar uma dívida, se tiver que renegociar o valor.

Portanto, use o cartão de crédito apenas de forma planejada. Se precisar algo urgente e de um valor alto, pode utilizá-lo. Mas considere o valor da compra ou do parcelamento feito. Assim, você garante que essa quantia esteja prevista no seu orçamento.

Evite comer fora e pedir comida com frequência

Outras armadilhas são deliverys e restaurantes. Você gasta uma quantia aqui, outra ali e, quando vê, gastou demais. Então, sempre tenha comida em casa e programe-se para evitar problemas.

Uma boa ideia é fazer os lanches e as marmitas da semana. Assim, você deixa tudo pronto para evitar fazer compras por impulso. Outra dica é ter um orçamento definido para essas compras e seguir rigidamente para não extrapolar.

Guarde aquele dinheiro extra no mês

Se você recebeu algum valor extra, guarde. Seja o 13º salário, uma quantia a mais devido a uma promoção, ou uma remuneração que surgiu da venda de algum objeto. Assim, além de saber como economizar dinheiro, você coloca toda essa quantia na realização do seu sonho.

Quais gastos considerar depois da compra da casa própria?

Assim que você compra a sua casa própria ou durante o processo de construção, terá que arcar com uns gastos extras. Eles devem ser incluídos na sua contagem. Caso contrário, poderá desequilibrar seu orçamento.

Inclusive, isso ajuda a saber como conseguir um financiamento imobiliário. Afinal, você já vai considerar essa quantia no processo de contratação dessa linha de crédito.

Então, o que avaliar nesse processo? Listamos a seguir.

Despesas com a mudança

Você terá que levar seus objetos pessoais e móveis para a nova casa. Por isso, considere o valor que precisará gastar. Uma boa ideia é fazer alguns orçamentos em empresas especializadas para saber a média de gastos com esse serviço.

Outra opção é verificar se você consegue fazer a mudança por conta própria. Dá mais trabalho, mas é possível economizar. De toda forma, avalie quais são as alternativas disponíveis e já deixe uma quantia guardada para a mudança.

Escritura

A escritura de imóvel é fundamental para validar a operação de compra e venda de uma propriedade, seja uma casa pronta, seja um lote. O valor de sua emissão varia de acordo com o estado. Normalmente, fica entre 2% e 3% do valor venal.

Em alguns casos, essa quantia pode ser paga com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou embuti-lo no valor do financiamento. No entanto, é preciso questionar a instituição financeira ou a loteadora.

Documentação

Há vários documentos necessários para compra de terreno. Você precisará de:

  • documentos do vendedor, que são semelhantes ao do comprador;
  • documentos pessoais, como RG, CPF e comprovantes de renda e endereço;
  • documentação do empreendimento, por exemplo, matrícula do imóvel, certidões negativas e carnê do IPTU.

A obtenção desses documentos tem um custo, mas o valor não chega a ser tão significativo. Ainda assim, procure saber qual é a quantia cobrada na sua cidade e estado para se preparar financeiramente.

Agora que você viu todas essas dicas, já sabe como economizar dinheiro em todas as circunstâncias. Além disso, entende o que fazer para se preparar financeiramente para qualquer gasto. Dessa forma, conseguirá realizar o seu sonho da casa própria sem se preocupar com possíveis dívidas.

Então, o que acha de começar a colocar essas dicas em prática? Aproveite e veja mais informações assinando a newsletter da Ávila Urbanismo. Assim, você terá os melhores conteúdos no seu e-mail.

Compartilhe

Comentários

  1. ALTAMIR DE CASTRO says:

    mara… vcs são tops.

    1. verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo
      verifique o preechimento desse campo